Pesquisadores

 Alex Cristóvão Holanda de Oliveira

Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pelo Instituto Federal de Pernambuco (2009), graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente é bolsista de pós-doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco e pesquisador colaborador do Laboratório de Dosimetria Numérica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência na área de Física Médica e Biológica, com ênfase em análise e processamento de imagens digitais, desenvolvimento   de softwares e ferramentas computacionais (C/C++/C#), simulações Monte Carlo, planejamento radioterápico e construção de fantomas físicos e       computacionais.

Arykerne Nascimento Casado da Silva

Doutorando em Ciências Nucleares – PROTEN/UFPE e CRCN/CNEN. Mestre em Ciências Nucleares – PROTEN/UFPE e CRCN/CNEN. Engenheiro Químico e Especialista em Informática pela UFPE. 20 anos de experiência como professor de Gerenciamento de Projetos, Matemática e Tecnologia da Informação (programação e banco de dados). Mais de 5000 horas de treinamentos de microinformática (Ms-Project, Ms-Excel, Ms-Access, …) Desenvolve soluções através da linguagem Visual Basic para os aplicativos Microsoft (Excel, Access, PowerPoint e Project). Forte interesse em Estatística, Método Bootstrap e Aplicativo R.

 

 Ferdinand de Jesus Lopes Filho

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) com dissertação voltada para radioterapia e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) com tese em medicina nuclear. Atualmente é supervisor de radioproteção (com registro na CNEN – FM-0130) do Centro de Medicina Nuclear de Pernambuco, professor adjunto da Universidade de Pernambuco e professor do Instituto Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: dosimetria,      medicina nuclear, radiofármacos, radioiodoterapia e controle de qualidade.

 

  Fernando Roberto de Andrade Lima

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1968), graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Exerceu o cargo de Pesquisador Titular do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CRCN-NE/CNEN) até outubro de 2015 e de Diretor deste Centro de julho de 2013 até setembro de 2017. Aposentado do CRCN-NE/CNEN, atua atualmente como Pesquisador Colaborador deste Centro. É também Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (PROTEN/UFPE/CNEN) tendo exercido a função de Vice Coordenador deste Programa em 2012 e 2013. Foi Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Energia (UPE) de 2010 até 2014. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em transferência de calor em reatores e análise de sensibilidade via métodos perturbativos e na área de Dosimetria e Proteção Radiológica, com ênfase em dosimetria numérica utilizando Técnicas Monte Carlo e fantomas de voxels.

Igor Fagner Vieira

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Radiações e Reconhecimento de Padrões. 

 

 

 Isabelle Viviane Batista de Lacerda

Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pelo Instituto Federal de Pernambuco – IFPE (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares – UFPE. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Divisão de Produção de Radiofármacos do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE/CNEN). Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Dosimetria e Instrumentação Nuclear, atuando, principalmente, nos seguintes temas: monitoração dosimétrica de indivíduos ocupacionalmente expostos e de pacientes submetidos a exames de medicina nuclear e desenvolvimento de modelos computacionais de exposição   utilizando fantomas antropomórficos e métodos Monte Carlo.

José de Melo Lima Filho

Possui graduação em Matemática (Licenciatura, em 1980) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestrado em Biometria (2004) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aposentado voluntariamente do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Recife). Atualmente participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Dosimetria Computacional e Sistemas Embarcados na instituição IFPE e do Grupo de Pesquisa Dosimetria Numérica na instituição Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Desenvolvimento de modelos de exposição usando fantomas antropomórficos, técnicas Monte Carlo aplicadas à Dosimetria Numérica das radiações ionizantes, processamento de imagens digitais e Proteção Radiológica.

José Wilson Vieira

Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado, em 1990), Mestrado (2001) e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor titular do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Recife) e professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o Laboratório de Física Experimental. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Desenvolvimento de modelos de exposição usando fantomas antropomórficos, técnicas Monte Carlo aplicadas à Dosimetria Numérica das radiações ionizantes, processamento de imagens digitais, Proteção Radiológica, desenvolvimento de softwares educacionais e prototipagem rápida. No IFPE, coordena o Laboratório de Dosimetria Numérica e o projeto APQ-0036-3.09_15 FACEPE nº 22/2014 – Apoio à Disponibilização para a Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico, com título “Prototipagem de Fantomas com Materiais Equivalentes ao Tecido Humano para Uso em Dosimetria das Radiações Ionizantes”.

Pedro Henrique Avelino de Andrade

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Possui graduação (2009) e mestrado (2012) em Física e Doutorado (2018) em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Dosimetria computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de imagens digitais, desenvolvimento de fantomas computacionais e aplicações de técnicas Monte Carlo em tecnologia das radiações.

 

Vanildo Júnior de Melo Lima

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Técnico de Despo pela Universidade Federal de Pernambuco(1994), especialização em Especialização Em Morfologia pela Universidade Federal de Pernambuco(1998), mestrado em Morfologia pela Universidade Federal de Pernambuco(2001) e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco(2011). Atualmente é Professor Adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Fantomas de criança, fantomas mesh, Dosimetria, Monte Carlo, EGSnrc.

Viriato Leal Neto

Possui doutorado em Tecnologia Energéticas e Nucleares, DEN-UFPE (2013), Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, DEN-UFPE (2007), especialização em Ensino de Matemática, DM-UFPE (1993) e Licenciatura em Física, DF-UFPE (1980). Aposentado voluntariamente do cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atualmente participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Dosimetria Computacional e Sistemas Embarcados na instituição IFPE e do Grupo de Pesquisa Dosimetria Numérica na instituição Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN). Atua nos seguintes temas: Física das Radiações, Física Nuclear e Dosimetria Numérica.