Laboratórios do CRCN-NE

Entre os laboratórios do instituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que atende às regiões Norte e Nordeste do Brasil que podem ser utilizados pelos integrantes do GDN há o de Dosimetria Numérica, o de Calibração e o de Monitoração.

Laboratório

Monitoração

Tem por finalidade o desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços ligados à monitoração pessoal e ambiental utilizando detectores termoluminescentes. Possui atualmente cinco leitoras Harshaw-Bicron de diversos modelos, além de todo o equipamento associado que viabiliza a prestação de serviços como monitoração individual externa para fótons e nêutrons, monitoração ambiental de fótons e nêutrons, monitoração individual de extremidades, medições ligadas ao controle de qualidade de aparelhos de raios-X convencionais, odontológicos e mamógrafos.

 

Laboratório

Calibração

Tem como objetivo principal prestar serviços de ensaios radiométricos incluindo ensaios dosimétricos utilizando feixes de radiação gama, ensaios dosimétricos utilizando feixes de raios-X e desenvolvimento de técnicas e instrumentos de medidas.

 

Laboratório

Dosimetria Numérica

Possui um sistema computacional com alto poder de processamento para executar códigos Monte Carlo como o MCNP e o GEANT4, otimizando o tempo de resposta dos mesmos. Este sistema é formado por oito computadores com duplo processador, agrupados numa configuração em cluster de alto desempenho, utilizando o sistema operacional GNU/Linux.