Laboratório Multiusuário de Dosimetria Numérica (IFPE)

O primeiro Laboratório Multiusuário de Dosimetria Numérica (LDN) foi construído em 2010 a partir do projeto de título Criação de uma Oficina para Construção de Modelos Geométricos Físicos e Computacionais para Uso em Avaliações Dosimétricas das Radiações Ionizantes na sala E-09 do IFPE campus Recife. 

Em 2018, toda infraestrutura do LDN foi transferida para o recém-inaugurado Centro de Pesquisa do IFPE. Este centro é dedicado exclusivamente às atividades de desenvolvimento científico e tecnológico do Instituto atendendo diferentes áreas do conhecimento.

O LDN está localizado no 2° pavimento do centro (Tel. 2125-1823) sendo dividido nas área de oficina e laboratório de informática.


A oficina contém ferramentas e maquinário para construção de fantomas físicos para serem usados em dosimetria das radiações ionizantes e controle de qualidade em radioterapia, medicina nuclear e imagens de raios-X, CT (Computed Tomography), PET (Positron Emission Tomography) e SPECT (Single-Photon Emission Computed Tomography).

 

O Laboratório de informática contém impressora multifuncional, computadores e notebooks apropriados para tarefas de construção de fantomas computacionais, processamento de imagens digitais, simulações Monte Carlo, armazenamento de dados e desenvolvimentos de softwares/Ferramentas Computacionais. Também é disponibilizado projetor e quadro branco.

 

Com a aprovação do Projeto de Ampliação para Disponibilização de Laboratório Multiusuário (Edital FACEPE nº 22/2014) foi adquirido, em 2019, a impressora 3D Objet30 Prime, com tecnologia PolyJet, e a sua Estação de Limpeza para retirada do suporte solúvel das peças produzidas.

A impressora 3D adquirida está viabilizando o treinamento de alunos nas linhas de pesquisas de manufatura aditiva e prototipagem rápida, além de está sendo usada para construção de fantomas físicos.