Histórico

O Grupo vem atuando na área de dosimetria numérica utilizando técnicas Monte Carlo para avaliar doses absorvidas advindas de fontes externas e internas. Para isto têm sido utilizados códigos Monte Carlo (MCNP4C, EGS4, PENELOPE, GEANT4, entre outros) associados a fantomas computacionais.

O Grupo iniciou suas atividades desde 1996 como uma linha de pesquisa inserida no Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear do Departamento de Energia Nuclear (DEN-UFPE). Uma significativa produção científica tem sido produzida pelo Grupo. Esta produção está distribuída em várias dissertações, teses, artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais, e periódicos científicos especializados.

Também é importante a contribuição do Grupo para a formação de recursos humanos, principalmente de mestres e doutores, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN) do DEN-UFPE / CRCN-NE/CNEN.

O Grupo, ao longo destes anos, desenvolveu o fantoma adulto masculino de voxels, denominado MAX (Male Adult voXels), e o fantoma adulto feminino de voxels, denominado FAX (Female Adult voXels), com base no homem e mulher de referência da ICRP/IAEA, modelos base de diversos outros trabalhos posteriores. Vários softwares como o FANTOMAS, DIP e VAP3D foram desenvolvidos e estão disponíveis para pesquisadores e estudantes de Dosimetria Numérica na página http://www.dosimetrianumerica.org/.